EPTA Practitioners Meeting em Lisboa

Realizou-se de 24 a 26 de outubro de 2023 mais um Practitioners Meeting da EPTA, desta feita em Lisboa. O evento juntou mais de 30 especialistas em Avaliação de Tecnologia de todo o mundo que discutiram vários aspetos relacionados com as metodologias de projetos de avaliação, assim como aspetos relacionados com os aspetos profissionais da atividade.

Grande parte dos participantes eram de instituições que trabalham junto dos parlamentos nacionais ou regionais. Em particular, estiveram presentes membros do US Government Accountability Office (GAO), o UK Parliamentary Office of Science and Technology (POST), o CAPCIT (Parlamento da Catalunha), a Oficina C (Cortes de Espanha), Rathenau Instituut (Países Baixos), o Norwegian Board of Technology (NBT), o Danish Board of Technology (DBT), o Institute of Technology Assessment (ITA) da Academia de Ciências da Áustria, o SPIRAL da Universidade de Liège (Bélgica), o Institute for Technology Assessment and Systems Analysis (ITAS) da Alemanha, e o Observatório da Avaliação de Tecnologia (OAT/CICS.NOVA) que organizou o evento.

De salientar, a visita e participação que todos fizeram na conferência organizada pela Assembleia da República, em particular, pela Comissão parlamentar de Educação e Ciência, presidida pelo deputado Alexandre Quintanilha (PS). Nesta conferência foram apresentados vários exemplos de atividade de avaliação de tecnologia a nível parlamentar em distintos países, com diferentes experiências, e foram discutidos impactos diversos na legislação nacional.

A representação nacional foi dirigida pela Doutora Marta Candeias, e ainda envolveu outros membros do OAT. Participaram ainda técnicos da Fundação para a Ciência e Tecnologia (onde o encontro se realizou), e da Agência Nacional de Inovação. Foi ainda feita uma visita ao Museu das Comunicações.

Deixe um comentário