Wikipedia – Descrição geral

A Avaliação de Tecnologia (AT) refere-se ao estudo e avaliação de novas tecnologias, com base na convicção de que os novos desenvolvimentos e descobertas da comunidade científica são relevantes para o mundo em geral e não só para os peritos científicos, e de que o progresso científico nunca está livre de implicações éticas. Para além disso, a AT reconhece também que os cientistas não possuem normalmente competências éticas e, consequentemente, tendem a ser reservados nos seus julgamentos éticos de si mesmos, dos colegas, de novas descobertas, de projectos ou do trabalho em desenvolvimento.
A AT assume uma perspectiva global e é normalmente orientada para o futuro, em vez de olhar para o passado ou ser anti-tecnológica. A AT é uma actividade interdisciplinar orientada para resolver problemas já existentes e prevenir danos potenciais que possam resultar da aplicação acrítica e comercialização de novas tecnologias. Assim, quaisquer resultados de um estudo de avaliação de tecnologia tem que ser publicados, e atribuir particular ênfase à comunicação com os decisores políticos.
A AT tem necessariamente que lidar com um problema importante, normalmente denominado dilema de Collingridge: Por um lado os impactos das novas tecnologias não podem ser facilmente previstos até que a tecnologia seja extensivelmente desenvolvida e difundida na sua utilização; por outro lado, uma vez difundida é difícil controlar ou mudar a tecnologia.
Algumas das principais áreas de trabalho da AT são: tecnologias de informação, tecnologias baseadas no hidrogénio, tecnologia nuclear, nanotecnologia molecular, farmacologia, transplante de órgãos, tecnologia genética, inteligência artificial, a internet, etc. A Avaliação de tecnologia na saúde é relacionada mas profundamente diferente, apesar das similaridades no nome.

 

Comments
9 Responses to “Wikipedia – Descrição geral”
  1. Parece-me discutível afirmar que “A Avaliação de Tecnologia (AT) refere-se ao estudo e avaliação de novas tecnologias”. De facto, no último parágrafo deste texto são referidas áreas de trabalho de tecnologias que não são propriamente novas, como por exemplo as tecnologias de informação, a tecnologia nuclear, a farmacologia ou a internet. Assim, parece-me mais correcto afirmar que “A Avaliação de Tecnologia (AT) refere-se ao estudo e avaliação de (novas) tecnologias”.

    • mariajmaia diz:

      Concordo… parece-me ser mais correcto dizer “A AT refere-se ao estudo e avaliação de tecnologias”, visto que se podem realizar estudo de AT a tecnologias já existentes. Penso que se deve é fazer uma boa descrição do que se entende por “tecnologia”.

  2. Parece-me que também é discutível afirmar que “A Avaliação de tecnologia na saúde é relacionada mas profundamente diferente, apesar das similaridades no nome.” De facto, a utilização da palavra “profundamente” é abusiva pois dá ideia de que se está perante uma outra área do saber, distante dos métodos utilizados em AT. Assim, parece-me que seria mais correcto afirmar que “A Avaliação de tecnologia na saúde é relacionada mas diferente, apesar das similaridades no nome.”
    Neste caso, diria que seria mais interessante incluir exemplos onde a AT na saúde é relacionada e exemplos onde é diferente.

  3. Sugiro que se substitua a palavra “assume” por “adopta”, onde ficou escrito “A Avaliação de Tecnologia assume uma perspectiva global e é normalmente orientada para o futuro, em vez de olhar para o passado ou ser anti-tecnológica.”

  4. Sugiro que se substitua a palavra “nunca” por “não”, onde se pode ler “e de que o progresso científico não está livre de implicações éticas.” De facto, a palavra “nunca” apresenta uma carga demasiado absoluta para o contexto da wikipedia, pelo que a sua substituição torna a frase menos controversa.

  5. mariajmaia diz:

    Na minha opinião uma das definições a ter em consideração quando nos referimos à Avaliação de Tecnologia em Saúde é a entendida segundo a International Network of Agencies for Health Technology Assessment (INAHTA, 2003), como um campo multidisciplinar de análise e decisão, que estuda as implicações clínicas, sociais, éticas e económicas do desenvolvimento, difusão e uso de tecnologias em saúde, sem negligenciar a sua análise política. (Goodman, 2004)

    GOODMAN, C. S. (2004). Introduction to health Technology Assessment. The Lewin Group Report, HTA 101. International Network of Agencies for Health Technology Assessment.

    • abmoniz diz:

      Nesta definição, a única coisa que será específico da ATS é a referência a “implicações clínicas” (que quer isto dizer?). Todo o resto é aplicável a qualquer outro domínio específico da AT…

      • martinsmoretto diz:

        Levanto a mesma questão que a do Professor.
        Partindo do pressuposto referido pelo Nuno Boavida no reading lab (15.02.2011) que o que define a existencia de um ramo de avaliação de tecnologia (TA) é a existencia de um grupo social afecto por essa tecnologia. Então poderemos dizer que a avaliação da tecnologia da ferrovia existe como um ramo da TA. A prova-lo temos o registo dos inúmeros debates televisivos assim como referencias dos media à construção do projecto ferroviário de alta velocidade entre Lisboa Madrid e Lisboa Porto. Contudo fica a questão da competencia das pessoas envolvidas nesses debates para que possam ser classificados como TA ferroviária.

    • Maria João Maia diz:

      A definição completa de Health Technology Assessment (HTA) dada pela INAHTA é:

      “the systematic evaluation of properties, effects, and/or impacts of health care technology. It may address the direct, intended consequences of technologies as well as their indirect, unintended consequences. Its main purpose is to inform technology-related policymaking in health care. HTA is conducted by interdisciplinary groups using explicit analytical frameworks drawing from a variety of methods.”

      http://www.inahta.org/HTA/Glossary/#_Health_Technology_Assessment

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: