Wikipedia – Tipos e conceitos de Avaliação de tecnologia

Os seguintes tipos e conceitos de Avaliação de tecnologia (AT) são aqueles que são os mais visíveis e utilizados. Existem, no entanto, outros tipos de Avaliação de tecnologia que são só propostos como conceitos na literatura científica ou que reflectem nomes atribuídos por uma instituição particular de Avaliação de tecnologia.[4]

Avaliação de Tecnologia Parlamentar (ATP): Vários tipos de actividades de AT onde o destinatário é um Parlamento. A ATP pode ser realizada directamente pelos parlamentares (e.g. caso Francês ou Finlandês), em seu nome por adjudicação a instituições de AT (e.g. o caso do Reino Unido, da Alemanha e da Dinamarca) ou por organizações não directamente relacionadas com o Parlamento (e.g. caso da Holanda e da Suíça).[5]

Avaliação de Tecnologia por Peritos (também referida como AT clássica ou AT tradicional): Actividades de AT realizadas por (uma equipa de) peritos em AT e peritos técnicos. Os contributos das partes interessadas ou de outros actores é incluída só por via de declarações escritas, documentos e entrevistas, mas não como na AT Participatória.

Avaliação de Tecnologia Participatória (ATp): Actividades de AT que activa, sistemática e metodologicamente envolve vários tipos de actores sociais como assessores e participantes, como diferentes tipos de organizações civis, representantes dos sistemas do estado, mas caracteristicamente também indivíduos interessados e cidadãos (leigos), cientistas técnicos e peritos técnicos. As metodologias padrão da ATp incluem conferências de consensos, grupos especializados, workshops de cenários, etc[6]. Por vezes a ATp pode ser dividida entre peritos-partes interessadasATp pública (que inclui leigos)[7].

Avaliação de Tecnologia Construtiva (ATC): Conceito de AT (desenvolvido na Holanda mas também aplicado e discutido noutros países[8]) que tenta alargar o desenvolvimento de novas tecnologias introduzindo o feedback das actividades AT no processo actual de construção das tecnologias. Contrariamente a outras formas de AT, a ATC não é direccionado para influenciar a prática reguladora através da avaliação de impactos da tecnologia, mas pretende envolver assuntos sociais da tecnologia no seu desenvolvimento prático.

Avaliação de Tecnologia Discursiva ou Avaliação de Tecnologia Argumentativa: Tipo de AT que pretende aprofundar o debate político e normativo relativo à ciência, tecnologia e sociedade. Este tipo de AT pretende clarificar e trazer para o escrutínio público e político os pressupostos normativos e visões que motivam os actores que estão a definir socialmente a ciência e a tecnologia. Do mesmo modo, a AT Argumentativa não só aborda os efeitos colaterais da mudança tecnológica, mas também lida com os impactos vastos da ciência e tecnologia e também com a questão normativa fundamental se é legitimo e desejável desenvolver uma determinada tecnologia[9].

Avaliação de Tecnologia na Saúde (ATS): Tipo de AT especializada que pretende informar os decisores políticos da eficácia, segurança e custos efectivos dos produtos farmacêuticos e dos tratamentos médicos, veja Avaliação de tecnologia na Saúde.

Referências:

4 ↑ Entre estes conceitos estão , por exemplo Avaliação Tecnológica Interactiva[1], Racional[2], Em tempo real (cp. Guston/Sarewitz (2002) Real-time technology assessment, in: Technology in Society 24, 93-109), e Orientada[3].

5 ↑ As instituições de Avaliação de tecnologia na Europa que realizam ATP estão organizadas na rede EPTA – European Parliamentary Technology Assessment.

6 ↑ 2000 EUROpTA (European Participatory Technology Assessment – Participatory Methods in Technology Assessment and Technology Decision-Making) project report [5].

7 ↑ Van Eijndhoven (1997) Technology assessment: Product or process? in: Technological Forecasting and Social Change 54 (1997) 269-286.

8 ↑ Schot/Rip (1997), The Past and Future of Constructive Technology Assessment in: Technological Forecasting & Social Change 54, 251-268.

9 ↑ van Est/Brom (2010) Technology assessment as an analytic and democratic practice, in: Encyclopedia of Applied Ethics.

 

Comments
One Response to “Wikipedia – Tipos e conceitos de Avaliação de tecnologia”
  1. martinsmoretto diz:

    Caros colegas, admito que a avaliação tecnológica esteja mais desenvolvida na area da saúde, adaptada às suas especificidades, contudo tenho dificuldade em admitir que esta seja uma tipologia em si de AT. Caso assim fosse teriamos também que considerar ATF (Avaliação Tecnologia Ferroviária) ou ATT (Avaliação Tecnológica Transportes) descartando AT como sendo um quadro metodologico aplicável transversalmente aos diferentes sectores.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: