Reunião com candidato a presidência basca

Reunimos ontem (12 de dezembro), a convite da Universidade do País Basco, com membros da direção do partido basco EH Bildu em Bergara. O objetivo foi apresentar a experiência portuguesa na relação que o Observatório de Avaliação de Tecnologia (OAT) tem com o parlamento português, e com a articulação com os restantes membros da EPTA. Esta experiência é particularmente importante para a possibilidade do parlamento basco (Eusko Legebiltzarra) vir a incluir uma unidade de avaliação de tecnologia.

A reunião decorreu com Pello Otxandiano que foi escolhido pela direção do partido EH Bildu para a presidência do País Basco (lehendakari), e com outros membros da direção deste partido. O significado desta reunião tem a ver com a preparação de detalhes do programa eleitoral para as eleições no início do próximo ano, e pelo facto de EH Bildu poder vir a aumentar o seu número de deputados, sabendo que hoje é o segundo maior grupo parlamentar do País Basco. Por este motivo a probabilidade das suas propostas poderem vir a ser aprovadas é bastante grande.

De todos os modos, um dos resultados da reunião refere-se ao interesse manifestado, quer pelo dirigentes do EH Bildu, quer da Universidade do País Basco, em contarem com a colaboração do OAT e da sua ligação à EPTA no processo de organização da avaliação de tecnologia no Eusko Legebiltzarra. Da parte portuguesa, esteve presente António Moniz, da direção do OAT.

Deixe um comentário