3a Conferência Doutoral em Avaliação de Tecnologia com novos temas

A última conferência doutoral teve lugar no passado dia 5 de Julho de 2013 no auditório do CENIMAT (Centro de Investigação em Materiais) que integra o I3N, Laboratório associado em nanotecnologia. Esta descrição serve para referir a emergência de um novo tema para a avaliação de tecnologia em Portugal. Com efeito, o ITAS-KIT mostrou-se disponível para dar o apoio necessário ao desenvolvimento da avaliação da nanotecnologia em Portugal. Esta área ainda é demasiado incipiente ou inexistente em Portugal. Existem actualmente uma ou outra tese em elaboração focando aspectos políticos e económicos associados à investigação em nanociências e nanotecnologia, mas a avaliação de tecnologia nesta área ainda não se encontra estabelecida. Poderá sê-lo num futuro próximo.

Torsten Fleischer, do ITAS-KIT, fez a sua apresentação (key note) justamente sobre o que é a avaliação da nanotecnologia, e como tem sido feito no seu país (Alemanha) e noutros países. Este investigador é um dos especialistas internacionais nesta área e foi particularmente estimulante conhecer a sua perspectiva do assunto.

Outros temas focados na conferência estiveram relacionados com o armazenamento de energia (apresentação de Manuel Baumann, doutorando de Avaliação de Tecnologia na FCT-UNL) e com a avaliação de tecnologia em saúde (Carlos Alberto Silva, da Universidade de Évora).

Os alunos que se encontram numa fase avançada da investigação para o seu doutoramento também apresentaram resultados provisórios. Foram os casos de Maria João Maia sobre tomada de decisão em resonância magnética, Gabriel Velloso sobre interfaces cérebro-computador, Isabel Rosa sobre a avaliação audiológica em crianças e Susana Moretto com um estudo sobre redes ferroviárias de alta velocidade.

Finalmente, o deputado do Bloco de Esquerda, Luis Fazenda, apresentou temas de avaliação de tecnologia que suscitam dúvidas durante a decisão política na actividade parlamentar. O debate foi particularmente estimulante sobre esse tema. Luis Fazenda colocou ainda vários desafios que poderão ser respondidos pelo GrEAT para servir a comunidade parlamentar com elementos duráveis sobre as actividades de avaliação de tecnologia em Portugal.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: