Workshop “A avaliação de tecnologia em Portugal: Temas e tendências”

Vai realizar-se em 29 de Agosto de 2012 o Workshop sobre A avaliação de tecnologia em Portugal: Temas e tendências na Escola Superior de Tursmo e Tecnologia do Mar, do Instituto Politécnico de Leiria, em Peniche.

Trata-se de um workshop que pretende discutir a avaliação interna do Programa Doutoral em Avaliação de Tecnologia que entra agora na sua 4ª edição (2012-2016). Vão ser discutidos os projectos de investigação em curso associados às teses em elaboração e a organização do programa curricular. Além disso, diversas iniciativas associadas ao programa também vão ser debatidas, pois têm tido articulação com actividades de pós-graduação na FCT-UNL, como o Laboratório de Conhecimento Interdisciplinar coordenado por Lia Vasconcelos, os Reading Labs em Avaliação de Tecnologia e as “Escolas de Inverno” e as “Conferências Doutorais” em Avaliação de Tecnologia. A colaboração com outros programas de pós-graduação, quer na FCT-UNL quer noutras unidades da UNL, ou ainda com outras universidades vão ser referidas e tomadas em consideração para novas iniciativas.

Outro tema de debate diz respeito ao sistema de avaliação nacional e internacional dos programas doutorais. Nesse ponto, serão consideradas as colaboração com universidades estrangeiras (KIT, Frankfurt e Duisburg-Essen na Alemanha, e Twente na Holanda) e as tendências possíveis resultantes do alargamento dessas actividades de colaboração. As experiências de trabalho no KIT (Alemanha) e na Univ. Queretaro (México) com alguns alunos de doutoramento vão ser apresentadas.

O desenvolvimento da rede nacional de Avaliação de Tecnologia é outro ponto a ser debatido. Desde a sua fase preliminar (anos 80 e 90) até à participação de vários especialistas portugueses em projectos europeus de avaliação de tecnologia, culminando na constituição do GrEAT-Grupo de Estudos em Avaliação de Tecnologia. Assim, a relação institucional na Avaliação de Tecnologia, quer  com o Parlamento (Assembleia da República) e com as Assembleias Legislativas Regionais (Açores e Madeira), quer  com o sistema científico nacional, são elementos importantes no desenvolvimento dessa rede. A articulação das actividades do GrEAT com o projecto PACITA vão ser discutidas, assim como as acções a desenvolver em 2012-2013. Estes aspectos são também significativos no processo de desenvolvimento dos estudos portugueses em avaliação de tecnologia, que atingem neste momento um ponto de viragem importante.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: