A actividade profissional em avaliação de tecnologia

A Avaliação de Tecnologia está presente num largo espectro de empresas nos mais diversos sectores industriais e de serviços. Um dos domínios de maior aplicação desta área do conhecimento tem sido também em instituições de decisão política sobre tecnologias, como os parlamentos regionais e nacionais e em alguns organismos públicos de decisão governamental.

O curso de doutoramento em “Avaliação de Tecnologia” na FCT-UNL constitui uma alternativa formativa de grande potencial para os técnicos associados a processos de escolha de tecnologias ou de investimentos tecnológicos. Este tipo de especialistas pode estar quer na administração pública (grandes laboratórios nacionais, ou entidades governamentais com vocação neste domínio) quer em empresas de maior dimensão onde aquele tipo de opção se pode colocar em processos de reconversão ou de desenvolvimento empresarial.

Mas os doutores em Avaliação de Tecnologia podem ainda estar em empresas de menor dimensão mas que antecipam processos de desenvolvimento tecnológico (por exemplo, biotecnologia, nanotecnologia, micro-electrónica) ou de consultoria tecnológica.

Em qualquer caso, serão especialistas que – independentemente da sua formação técnica de base – necessitam adquirir conhecimentos avançados em áreas relacionadas com os domínios onde esse tipo de opções (de investimento e/ou de investigação avançada) se colocam.

Os doutores em Avaliação de Tecnologia terão adicionalmente oportunidades profissionais em centros de investigação ou investigação e desenvolvimento associados a instituições públicas e privadas, e nas instituições de ensino superior.

Em virtude do prestígio granjeado pela FCT-UNL existem também grandes oportunidades profissionais noutros países do espaço europeu. Neste momento estão já estabelecidos acordos de cooperação com o Karlsruhe Institute of Technology (Alemanha), o Departamento de Sociologia da Universidade de Duisburg (Alemanha), o Departamento de Política e Gestão da Inovação da Universidade de Twente (Holanda), o Departamento de Sociologia da Universidade Goethe  de Frankfurt (Alemanha) e o Instituto de Política Pública e Gestão de Vilnius (Lituânia). Mais concretamente, a Avaliação de Tecnologia (Technology Assessment) na EPTA (European Parliamentary Technology Assessment) pode por exemplo fazer análise de política acerca de:

  • A situação energética.
  • Condições de trabalho à luz da crescente utilização de TIC no trabalho.
  • A globalização e as competências do mercado de trabalho.
  • Os OGM e o ambiente.
  • A privacidade no e-governo.
  • Potencial da nanotecnologia nos cuidados de saúde.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: